Wildstar
Direcção
Full Member

|
 |
« Reply #20 on: October 10, 2007, 01:49:40 AM » |
|
Só uma questão... Segundo o que percebo 'moe', na acepção japonesa pelo menos, não é uma estética nem char design, mas sim um sentimento, ou quanto muito uma personagem que evoque esse sentimento. Uma personagem não tem que ter "olhos grandes, etc, etc" para ser moe, e sobretudo ter esse tipo de design não a torna moe.
|
|
|
|
« Last Edit: October 10, 2007, 02:31:26 AM by Wildstar »
|
|
|
|
|
|
Mr Smiley
|
 |
« Reply #21 on: October 10, 2007, 09:58:09 PM » |
|
São simplesmente diferentes significados de moe, há moe como sentimento, e moe como genero/estilo.
|
|
|
|
|
|
read less and more tv
|
|
|
Loona
Direcção
Hero Member

Genshikando?
|
 |
« Reply #22 on: October 11, 2007, 02:25:25 AM » |
|
Espero que os KoFs 98 Ultimate Match, MIRA2 e XII tenham sucesso suficiente prá SNK achar que não precisa de fazer uma 2ª sequela do Doki Doki Majo Shinpan pra sobreviver financeiramente, é embaraçoso ver a minha companhia de jogos favorita a lançar coisas dessas >_<;
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Wildstar
Direcção
Full Member

|
 |
« Reply #23 on: October 11, 2007, 10:42:05 AM » |
|
moe como estilo. Algum texto/site/wtv que demonstre isso (na acepção japonesa)? fazer uma 2ª sequela do Doki Doki Majo Shinpan pra sobreviver financeiramente, é embaraçoso ver a minha companhia de jogos favorita a lançar coisas dessas >_<;
Tu ficas facilmente embaraçado 
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mr Smiley
|
 |
« Reply #24 on: October 11, 2007, 05:19:22 PM » |
|
moe como estilo. Algum texto/site/wtv que demonstre isso (na acepção japonesa)? Bem... ok, no Japao talvez nao se use a palavra com esse significado. :X Fora do Japao, "moe" é um termo já amplamente usado para designar este novo estilo.
|
|
|
|
|
|
read less and more tv
|
|
|
|
Myke Greywolf
|
 |
« Reply #25 on: October 11, 2007, 05:44:17 PM » |
|
moe como estilo. Algum texto/site/wtv que demonstre isso (na acepção japonesa)? Tens as revistas Moe Star e Dengeki Moeoh, por exemplo.
|
|
|
|
« Last Edit: October 11, 2007, 05:46:03 PM by Myke Greywolf »
|
|
|
|
|
|
Mr Smiley
|
 |
« Reply #26 on: October 11, 2007, 07:47:36 PM » |
|
tão loli ;__;
|
|
|
|
|
|
read less and more tv
|
|
|
Wildstar
Direcção
Full Member

|
 |
« Reply #27 on: October 11, 2007, 11:34:07 PM » |
|
Cujas ilustrações muito aprecio * beeeeee-da ao Maje* Bom, estive a escavar, e parece de facto que eles chamam a esse estilo gráfico moe. Todavia, o "estilo moe" é apenas uma forma de tentar fazer uma personagem moe. Ou seja, uma personagem "estilo moe" pode não ser moe (ie, fazer despertar o sentimento moe). Isto parece estar explicado aqui. Ora, quando se fala de moe, a primeira coisa que vem à cabeça (pelo menos no Japão) é o tal sentimento e as personagens (ou até pessoas) que o evocam, e não o estilo gráfico. Daí a minha confusão, visto que existem toneladas de personagens nesse estilo que não são minimamente moe. Como tal nunca vi ninguém (no Japão) chamar uma personagem moe por causa do character design. PS.: @Maje: if it's got breasts, it's not loli.
|
|
|
|
« Last Edit: October 12, 2007, 11:00:20 AM by Wildstar »
|
|
|
|
|
|
Myke Greywolf
|
 |
« Reply #28 on: October 13, 2007, 11:51:27 AM » |
|
Os japoneses são peritos na arte da auto-ilusão. A única forma de ter uma visão objectiva de um fenómeno sociológico, é observando-o de fora.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mr Smiley
|
 |
« Reply #29 on: October 13, 2007, 05:39:06 PM » |
|
PS.: @Maje: if it's got breasts, it's not loli. Não querias antes usar o feminino? =P
|
|
|
|
|
|
read less and more tv
|
|
|
Wildstar
Direcção
Full Member

|
 |
« Reply #30 on: October 13, 2007, 10:45:03 PM » |
|
PS.: @Maje: if it's got breasts, it's not loli. Não querias antes usar o feminino? =P You fail for not knowing the (originally from) 4chan meme. O 'it' é porque a frase originalmente se referia a um desenho. Mas é claro que também se aplica a pessoas reais. Os japoneses são peritos na arte da auto-ilusão. A única forma de ter uma visão objectiva de um fenómeno sociológico, é observando-o de fora.
Concordo, mas não percebi, em que é que isso se aplica neste caso?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mr Smiley
|
 |
« Reply #31 on: October 13, 2007, 11:46:47 PM » |
|
Sobre o assunto do topico, Wildstar, eu falo em 'estilo moe' nao só como estilo de artwork. Na maioria das vezes refiro-me a generos de series em que as personagens femininas e relações geradas são construidas segundo certos "modelos moe". Normalmente são series de romance, ou harem só com raparigas (Azumanda Daioh e Lucky Star por ex), na maioria das vezes tambem com comedia, school-life ou slice-of-life. bem, é verdade que tambem tens "raparigas moe" em muitos outros generos de historias, o que de facto mostra a expansao recente do estilo. Mas (na minha opinião) a padronização exagerada moe de raparigas é especialmente notória naqueles tipos de historia que mencionei. O 'it' é porque a frase originalmente se referia a um desenho. Mas é claro que também se aplica a pessoas reais. Ao tratares o "desenho" por 'it' estás-lhe a tirar a humanidade... hmm, interesting. xD
|
|
|
|
« Last Edit: October 13, 2007, 11:52:48 PM by Migeru »
|
|
read less and more tv
|
|
|
Wildstar
Direcção
Full Member

|
 |
« Reply #32 on: October 14, 2007, 01:48:47 AM » |
|
Ao tratares o "desenho" por 'it' estás-lhe a tirar a humanidade... hmm, interesting. xD Não fui eu, foi o 4channer que criou o meme. Mas eu não atribuo humanidade a desenhos, logo também não lhes posso tirar a dita.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mr Smiley
|
 |
« Reply #33 on: October 14, 2007, 03:22:27 AM » |
|
Mas eu não atribuo humanidade a desenhos Pois pois... x) Lembras-te da famosa dissertação do Madarame sobre esse assunto? 
|
|
|
|
|
|
read less and more tv
|
|
|
Wildstar
Direcção
Full Member

|
 |
« Reply #34 on: October 14, 2007, 12:26:12 PM » |
|
Pois pois... x) Isso quer dizer o quê? Lembras-te da famosa dissertação do Madarame sobre esse assunto?  Referes-te a isto? Eu não tenho as razões do Madarame.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Myke Greywolf
|
 |
« Reply #35 on: October 14, 2007, 01:00:35 PM » |
|
Os japoneses são peritos na arte da auto-ilusão. A única forma de ter uma visão objectiva de um fenómeno sociológico, é observando-o de fora.
Concordo, mas não percebi, em que é que isso se aplica neste caso? Estou a tentar implicar que não é de fiar nos japoneses, que estão demasiado imersos e envolvidos neste fenómeno, para realizar uma análise objectiva deste fenómeno (referindo-me ao conluio entre moe e lolicon). É de esperar, da parte deles (ou de qualquer pessoa que goste de moe ou lolicon) o recurso a uma série de eufemismos e distorções de forma a suavizar uma realidade que não tem nada de bonito para quem a observa de fora - e mesmo para aplacar a própria consciência, já que acho que partindo de um ponto de vista estritamente objectivo, seria difícil ver a representação sexualizada de crianças como algo de aprovável... Eu posso ser suspeito porque gosto da vertente kawaii do moe; Mas pelo menos não tenho medo de chamar as coisas pelos nomes.
|
|
|
|
« Last Edit: October 14, 2007, 01:02:40 PM by Myke Greywolf »
|
|
|
|
|
Wildstar
Direcção
Full Member

|
 |
« Reply #36 on: October 14, 2007, 03:49:20 PM » |
|
Mas moe e lolicon são coisas diferentes e independentes (estritamente falando); isto é um facto, não sujeito a análises objectivas ou não.
Pelo que percebo então, achas que moe* é um simples eufemismo para lolicon? Ou pior ainda, para sentimentos pedófilos? Isso simplesmente não é verdade.
Todavia, todos sabemos que, para a sociedade japonesa, o ideal de mulher tem muitas características infantis, e o moe* adopta isso. (Deixo ao critério de cada um dizer se a japonesa é uma "civilização de pedófilos" ou não...)
*falo de moe como sentimento e não como character design.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|